Quem tem medo da raiva?
Escrito por Psicóloga Maria Julia Viana da Silva CRP 06/159588
Publicado em 09 Oct, 2023
Ao longo da vida foram nos proibindo de sentir. Às vezes a tristeza, em outras a fragilidade, o medo, a insegurança e… a raiva. Esse sentimento é quase universal quando falamos de proibição. Raiva é o sentimento de quem não evoluiu o suficiente, de quem não desconstruiu o suficiente, de quem não sabe se comportar.
Quantas vezes você foi proibido de sentir e expor a raiva? E mais, quantas vezes te causou mais raiva o outro não percebê-la mesmo sem você nomear para esse outro?
A raiva está nos excessos. Na fúria. Na impulsividade.
E o que a raiva esconde? Muitas vezes, a necessidade não atendida, a frustração, a violência, o adoecimento… Negamos a raiva. Negando a raiva, muitas vezes não buscamos entender o que está por trás dela. Não entendendo, por vezes, nos machucamos, ferimos o outro e tomamos decisões erradas. Pode parecer, mas raiva não é o melhor jeito de pedir, de comunicar. Mas é, também, um caminho.
Tá tudo bem sentir raiva. Sentir raiva é um caminho para comunicar o que está por trás dela, escondido. Entendendo o que está por trás, a raiva pode ser força motriz, de transformação. E esse é nosso convite, hoje, para vocês.
Arte: @wantcoentro - desistindo de provar para mente que ela existe