Burnout Materno: como cuidar?
Escrito por Psicóloga Bianca Lima de Oliveira CRP 06/158048
Publicado em 25 Sep, 2022
Se existem estratégias de prevenção, é possível contornar situações que poderiam vir a se tornar um burnout materno. Uma dessas estratégias é apostar na manutenção ou criação de uma rede de apoio à mãe, que possa auxiliá-la sem julgamentos tanto em necessidades físicas quanto psíquicas.
Isso porque essa rede de apoio pode auxiliá-la não só em sua rotina, mas também na busca de seus direitos, quando necessário, no apoio emocional, e transmitir a segurança de que há pessoas e espaços aos quais recorrer se houver necessidade.
A busca por direitos é importante porque abrange pensão alimentícia, afastamento do trabalho, acesso à saúde, dentre outras coisas que são importantes para que a mãe possa ter suporte para se dedicar a outros questões do cuidado. Junto a isso, trabalhar internamente, e nas relações de quem participará da maternagem as expectativas e as reais possibilidades de oferta de cuidado. É importante que a mãe saiba que não vai e não precisa dar conta de tudo, resolver tudo imediatamente, que pode falhar, não saber, pedir ajuda, e é importante que também existam pessoas que possam reafirmar isso a ela, e acompanhá-la sem julgamentos.
O ideal seria que a mãe tivesse tempo para descansar, para cuidar de si, e poder abrir novamente seus horizontes enquanto mulher, não ficando enclausurada no papel de mãe.