Como a comunidade acadêmica pode trabalhar a temática do racismo estrutural em suas atividades?
Escrito por Psicóloga Natália Aparecida da Silva CRP 06/144439
Publicado em 15 Mar, 2022
A escola é uma ferramenta importantíssima no que diz respeito ao combate ao racismo estrutural. É um dos, se não o maior espaço potente, de multiplicação de saberes.
Pensando nesta lógica, é fundamental que as escolas introduzam em suas grades curriculares, em suas atividades extracurriculares, temáticas abordando o racismo estrutural, religiões de matriz africana, e não somente temáticas voltadas a questões raciais, mas que acolham a diversidade como um todo.
É imprescindível que as escolas não sejam punidas ou acusadas de aderir um determinado “partido” por fomentar determinadas reflexões.
Sendo assim, vale a pena sempre ressaltar a importância de toda a comunidade acadêmica estar envolvida nestas ações – pais, responsáveis, tutores, etc; e a escola, com a sua devida importância, estar sempre atenta em direcionar tais intervenções também para além dos muros acadêmicos.