Voltar aos artigos

"Dependência emocional" a gente cuida construindo e fortalecendo outras relações

Grupo Reinserir

Uma amizade tóxica, um relacionamento abusivo, relações de assédio no trabalho, dinâmicas familiares violentas… é comum que em todas essas situações a pessoa que sofre seja super-responsabilizada porque, supostamente, ela é “dependente emocional” e por isso “escolhe” continuar em relações não saudáveis.

O afeto, carinho, amparo, cuidado e companhia, são todos necessidades humanas legítimas, como já falamos bastante por aqui. Acontece que há, na nossa sociedade, modelos relacionais pré-estabelecidos que nos conduzem a poucas relações, fazendo com que toda e qualquer necessidade relacional seja colocada em uma mesma pessoa. Quando há esse empobrecimento de laços, mesmo que aquela relação se torne violenta, fica difícil sair. Já que parece que fora dela, essas necessidades simplesmente não serão atendidas.

Por isso, é importante lembrar que existem muitas pessoas por essa vida com quem podemos partilhar. Se você se sente sozinhe a ponto de se submeter a uma relação violenta, ouça esse convite para se dispor a novas pontes, novas construções, novos vínculos que te fortaleçam pra sair de onde não te faz bem. E se você percebe uma amiga nessa situação, a chame pra aquele café que tanto adiam, ofereça um colo e um lembrete de que há mais vida por esse mundo.