Ei, sabe o que é Redução de Danos?
Escrito por Psicóloga Maria Julia Viana da Silva CRP 06/159588
Publicado em 16 Oct, 2020
Partindo do principio que todo mundo fez, faz ou vai fazer uso de algum tipo de droga ao longo da sua vida, a redução de danos é um conjunto de estratégias de cuidado que tem como objetivo pensar e construir junto aos usuários de substâncias psicoativas práticas para reduzir os danos – sociais e de saúde – ligados a esses diversos usos.
Então, a Redução de Danos é só sobre drogas?
Não! Pensar e construir redução de danos é, também, sobre autonomia, protagonismo e conscientização política! É colocar o sujeito que faz uso de drogas no centro do seu cuidado, é a ampliação ao acesso à saúde e a construção do entendimento enquanto sujeito de direitos.
Entendendo a complexidade que é o uso de drogas, a RD não tem receita pronta, são práticas construídas no cotidiano e coletivamente. A mesma estratégia para a mesma pessoa em momentos distintos da vida dela pode ser, em um momento, redução de danos e, em outro, não. A complexidade também é a sua beleza e, assim como no espaço da terapia, a RD aposta na construção conjunta, na participação ativa, sem moralismo, julgamento ou proibições.
E você, já conversou com o seu Psi sobre o seu uso de drogas? Sabia que a terapia também pode ser um espaço para pensar em práticas de Redução de Danos?
Para mais dicas de RD e reflexões sobre proibicionismo e guerra as drogas, sigam o É de Lei :)