"Eu quero viver sem questionar se quando tô feliz você fica incomodado"
Escrito por Psicóloga Maria Julia Viana da Silva CRP 06/159588
Publicado em 16 Jul, 2023
Essa frase é um trecho da música TEIA de Flora Matos que consegue exprimir bem o que vamos conversar por aqui hoje.
“Fui viajar com minhas amigas e ele começou a me tratar de maneira estranha” essa fala é mais comum do que imaginamos. Já percebeu, dentro de alguma relação, que a pessoa se comporta de maneira diferente quando está fazendo algo que ela não esteja envolvida? Isso pode acontecer com qualquer relação, seja afetivo-sexual, familiar ou amizade. A primeira reflexão que precisamos fazer é: se eu estou feliz, me sentindo bem, por que essa pessoa está incomodada? O movimento que muitas vezes acontece é o despertar de um sentimento de culpa que faz com que a gente não queira mais estar em espaços em que o outro não esteja para não passar por esse desconforto. Deixamos de encontrar nossos amigos, nossa família, abandonamos certos espaços, etc.
Você, do outro lado, se pegou com incômodo ao ver a pessoa que você gosta em espaços que você não está? Fazendo coisas sem você? Já questionou o motivo disso acontecer? O quanto de experiências passadas, traumas e ansiedades estão envolvidos?
Gostar de alguém passa, necessariamente, por querer ver a pessoa bem e com uma rede de apoio fortalecida, compartilhando e construindo afetos com outres. Se fechar dentro de uma relação ou querer ser o centro dela vai na contramão disso. E isso não faz ninguém ficar.
Arte: Hady Boraey