Mãe controladora e pai "banana". O que há por trás dessa receita tão popular?
Escrito por Psicóloga Nárrina Gabrieli Ramos Pereira CRP 06/159448
Publicado em 12 Oct, 2023
Machismo é claro.
Mas calma, explico; um nome melhor seria divisão sexual do trabalho e suas implicações subjetivas. Parece difícil mas é facinho de entender, ó:
Você sabia que pesquisas em Neurociências observaram que as mulheres cis levam mais tempo pra cair no sono que os homens cis? E também demandam mais horas de sono para que seu corpo alcance o “descanso”?
Será por que essas mulheres passam um tempo considerável na cama pensando no que não deu tempo de fazer no dia e na lista de tarefas que terá ao acordar? Os cuidados com a casa, com as crianças, as roupas, a comida, as contas, o fazer dar, fazer com que uma Família sobreviva, tudo isso é um trabalho historicamente atribuído às mulheres cis.
E o pai? Cadê? “Ah meu pai é muito tranquilo, muito na dele”, sim, por que tem uma mulher-mãe se descabelando pra dar conta de tudo e manter os filhos vivos por que, se morrerem, alguém vai dizer “mas e a mãe dessa criança???”.
Vamos parar de desresponsabilizar homens-pais pela dinâmica coletiva que eles também fazem parte? E de patologizar mulheres-mães em sofrimento pela sobrecarga de trabalho emocional e de manutenção da vida?