Por quem lutamos?
Escrito por Sociólogo Rodrigo Breato
Publicado em 09 Apr, 2023
Em um sistema onde a injustiça social nos cerca diariamente, a luta contra qualquer tipo de opressão se faz cada vez mais necessária. Coletivos, ONGs, Partidos Políticos e movimentos sociais são imprescindíveis para que não sejamos atropelados por quem nos vê a margem da sociedade. Mas falando do indivíduo: Só está ao nosso lado quem se organiza politicamente conosco? Quem optou por trabalhar e estudar pra melhorar sua condição está do lado de lá? É preciso entender que quem nos oprime e nos isola cada vez mais tem nome: CAPITALISMO.
Nós crescemos dentro de uma estrutura de sociedade que nos força a lutar cada vez mais pela sobrevivência. É necessário compreender que pra que possamos lutar pelo coletivo, primeiro temos que cuidar de nós mesmos. Acordar cedo, pegar transporte público lotado, enfrentar dupla jornada de trabalho diária e estudar também é luta. O capitalismo nos sufoca de uma forma tão violenta que nos obriga a fazer certas escolhas que não queríamos.
Todos temos nossas convicções e nossos valores, portanto é preciso cuidado ao enxergar o inimigo em quem opta por não se posicionar politicamente. O capitalismo muitas vezes não nos permite seguir o que nossas ideias apontam. É preciso cuidado pro nosso senso de justiça não esbarrar na realidade da maioria da população e essa realidade na maioria dos casos é conseguir pagar uma conta de luz, pagar o aluguel e comprar o leite dos filhos. Nossa luta precisa acolher até quem opta por não lutar.
Imagem de HADY BORAEY