Quem faz parte da sua rede de apoio te acolhe ou te pune?
Escrito por Psicóloga Natália Aparecida da Silva CRP 06/144439
Publicado em 14 May, 2022
O medo de errar, desistir, dar um passo para trás, é algo comum entre as pessoas, principalmente as que chegam até um processo terapêutico.
Muitas vezes, estas mesmas pessoas tiveram experiências negativas e frustradas quando se mostraram vulneráveis e/ou seres humanos que erram e acertam. Porque sim, o erro faz parte do processo de desenvolvimento de qualquer sujeito, e humanizar alguém, passa por compreender tal questão.
Um sujeito que quando criança fora repreendida pelo erro de forma constante, tem grandes chances de apresentar demandas e sofrimento psíquico advindo deste cenário. Uma delas, é a tentativa frustrante de não errar, a cobrança excessiva, a procrastinação, entre outros.
Uma pergunta importante a se fazer é: será que o problema consiste em errar ou em como o outro vai reagir e acolher (ou não acolher) este erro?
Talvez o problema não seja errar, isso nos humaniza, mas as relações que não dão conta deste nosso movimento, seja lá por qual motivo, e nos desumaniza com a punição.
Quem tem feito parte do seu convívio social te acolhe ou te pune?
Imagem: homem a bordo da sua própria solidão @susanocorreia