Tem como "esquecer alguém"? Sobre término:
Escrito por Psicóloga Maria Julia Viana da Silva CRP 06/159588
Publicado em 16 Jul, 2023
Essa foi uma pergunta que me fizeram durante um atendimento. E afinal, é possível?
Quem nunca viu alguém passar ou até mesmo passou pelo momento caótico após o término de algum relacionamento? Aquele momento que a pessoa se joga na vida, vai a muitas festas, instala todos os apps de relacionamento, começa a postar mais nas redes sociais, etc. São saídas que procuramos para nos tranquilizar após um momento que acessamos muitos sentimentos distintos. E por mais que todas essas coisas realmente possam gerar um certo tipo de alívio, precisamos pensar no que perdemos ao recorrer a essas saídas. Por vezes, atropelamos um processo importante de elaboração do luto. De reflexão para entender pontos importantes dentro e fora da relação. Dentro e fora de nós.
O que podemos entender com o “esquecer alguém” talvez seja uma forma de não acessar a dor do término. De não sentir ele.
Sei que a vontade, muitas vezes, é essa mesmo de apagar, não lembrar, não sentir. E talvez o caminho seja o oposto disso: se permitir o sentir, acolher a dor. Talvez o superar, passe, necessariamente, por lembrar. Encarar.
Arte de @hadyboraey