Você imagina o que está por trás do seu processo terapêutico?
Escrito por Psicóloga Helena Patrícia Oliveira de Brito CRP 06/148349 e Psicóloga Natália Aparecida da Silva CRP 06/144439
Publicado em 25 Sep, 2022
O processo terapêutico não inicia apenas quando a psi está na sua frente, seja no atendimento presencial ou no online.
Antes deste encontro, existiu toda uma preparação (e segue existindo por aqui :B) começando pela formação em psicologia que dura no mínimo 5 anos.
Após a graduação a psi faz seu registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP (é um registro profissional) que é pago um valor anualmente.
Então só pode realizar atendimento clínico psicológico quem é formado em psicologia e tem CRP ativo, sabia? (em um momento posterior vamos fofocar pra vocês como faz para achar o CRP de um psi).
Além disso muitos psis fazem cursos de especialização, cursos livres, doutorado, mestrado, etc. para se especializar e desenvolver técnicas para os atendimentos.
O/a psi também faz supervisão com professores ou profissionais com mais anos de experiência para discussão e orientação dos casos atendidos - então paramos e estudamos o seu caso, para entender os pontos que precisam de mais atenção.
Além disso, o psi faz terapia também, para olhar e trabalhar suas próprias questões e situações que os atravessam.
Claro que cada psi vai fazer mais ou menos dentro da situação e condição atual de cada um, mas estamos sempre lendo, estudando e nos atualizando sobre assuntos diversos, investimos em nós para levar o melhor para você - nosso paciente!
Então existe muito investimento (de tempo e dinheiro), técnica, estudo e dedicação por trás do seu processo terapêutico.
Então assim, nada de ficar pedindo sessão “teste” pra sua terapeuta, viu!? A gente fica triste hahaha :P
Imagem: autoanálise de @susanocorreia