Historicamente, a noção de saúde mental foi construída a partir de uma perspectiva de normatização e adequação das pessoas, isso priorizando as necessidades de produção da sociedade que vivemos. Nesse processo, àqueles marginalizados pela sociedade coube o lugar da loucura, da exclusão, do cárcere, e àqueles que detém o poder coube o investimento em bem-estar social e privado. É nesse sentido que o Grupo Reinserir tem como princípio a transgressão dessa lógica, a partir da clínica social, que busca democratizar o acesso da classe trabalhadora, LGBTs, Negros e Negras, ao cuidado e saúde mental, contando com profissionais que negociam valores junto com seus pacientes, que incentivam a apropriação do espaço clínico a seu favor.
Aqui no Reinserir, entendemos que o processo de saúde mental tem sido compreendido com um olhar médico e alienado da história de vida do sujeito, que o culpabiliza e produz ainda mais sofrimento. Por isso, temos como proposta romper com esses olhares reducionistas, construindo um espaço seguro de fala, troca e conhecimento, que fortaleça os sujeitos em seus processos de mudança. Para isso é necessário repolitizar a saúde mental, sendo o sofrimento produzido de maneira coletiva e social, a resposta a ele também deve ser.
Bem-vindes!
“Fala é bandeira de cura quem fala confirma o poder da palavra
Fala é bandeira de cura quem fala confirma o poder da palavra
É bandeira de cura
É o poder da palavra
Fala bandeira de cura quem fala confirma o poder da palavra”(O Segundo Sol - BaianaSystem part. Cassia Eller)
Psicóloga
CRP 06/144439
Psicóloga Graduada pela Universidade Anhembi Morumbi, conta em sua trajetória acadêmica com os estudos de Mediação de Conflitos e Educadora Social Pelo Senac, extensão em Sujeitos da Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica e pesquisas em Psicologia Social sobre gênero e sexualidade, com ênfase na população trans e travesti. Vasta experiência na área Organizacional e do Trabalho, com destaque para Recrutamento e Seleção de pessoas. Na área de Psicologia Hospitalar, possui experiência com atendimentos psicológicos individuais a pacientes com insuficiência renal crônica e a seus familiares. Atuação na área Social em instituição de terceiro setor (ONG) como Gestora de Projetos e Psicóloga Social. Fundadora do Grupo Reinserir, uma clínica de Psicologia que desenvolve diversos projetos nas áreas: clínica, organizacional e social. No que diz respeito aos atendimentos clínicos, atende com Orientação Psicanalítica.
Psicólogo
06/185475
Psicólogo graduado pela Universidade Anhembi Morumbi. Durante a graduação realizou atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Estagiou na ONG Rede Cidadã e no CAPS Adulto Cidade Ademar. Formado como Coordenador de Grupos pelo Instituto de Psicologia Social de Porto Alegre Pichon-Rivière. Oferece atendimento presencial e online sob orientação psicanalítica…
Antes de ser psicólogo, cursou Comunicação Social com habilitação em Design Digital na Universidade Ibero-Americana. Atuou por 15 anos como designer e programador em agências e startups, atendendo grandes clientes como Google, Abril, WalMart, Magazine Luiza e muitos outros.
Psicóloga
12/19984
Psicóloga desde 2020, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Durante a graduação buscou se envolver em diferentes projetos, atuando como Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, realizando estágios não-obrigatórios em diferentes contextos e realizando seus estágios obrigatórios no campo Organizacional e na área de Saúde. Teve diversas experiências na área de Psicologia Organizacional, realizando estágios não obrigatórios e obrigatórios na área de Gestão de Pessoas e Recrutamento e Seleção. Chegou a atuar por cerca de quase dois anos após formada na área, mas hoje dedica-se apenas aos atendimentos clínicos. Participou de três projetos de pesquisa, sobre os Psicólogos Organizacionais no Sul do país, com Adolescentes e suas representações sobre jogos e também participou de um Projeto envolvendo pessoas com diagnóstico de Esquizofrenia atendidas em um ambulatório do sul do país, onde pode aplicar avaliações psicológicas para estas pessoas e seus familiares e se vincular aos grupos sobre suas vivências a partir do diagnóstico. Estas pesquisas geraram artigos acadêmicos que podem ser acessados em seu currículo Lattes. Ainda durante a graduação, realizou estágio no Serviço de atendimento Psicológico da UFSC, realizando atendimentos de Famílias, Casais e Adultos. Hoje realiza seus atendimentos a partir da Teoria da Psicologia Relacional Sistêmica, uma teoria que busca compreender os indivíduos em seus diferentes contextos e suas relações. Também realiza atendimentos clínicos observando as interseccionalidades de cada pessoa, seu gênero, raça ,classe social, compreendendo os atravessamentos sociais da individualidade de cada pessoa. Também busca referências em outras teorias de acordo com cada demanda, pois compreende que uma única teoria não dá conta da vida. Realiza atendimentos online.
Psicóloga
06/161625
Psicóloga Histórico Cultural
Formada em 2019 pela Universidade Anhembi Morumbi, iniciou sua trajetória clínica no ano seguinte, na modalidade online, devido a Covid -19. Atuou também durante três anos em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e na Unidade de Acolhimento IJ como Acompanhante Terapêutica de crianças e adolescentes.
Ao longo de sua formação, se debruçou principalmente sobre o uso de substâncias e redução de danos, realizando uma pesquisa de campo sobre o uso de drogas pela juventude na periferia de São Paulo.
Atualmente atende online para todo o Brasil e também brasileiros no exterior, com foco no público adolescente e adulto.
Cursos de aperfeiçoamento:
Introdução à Clínica Histórico Cultural pelo Núcleo de Pesquisa em Psicologia Histórico Cultural do Ceará;
Laboratório de Estudos Avançados em Saúde Mental e Redução de Danos.
Psicóloga
06/167899
Psicóloga graduada pela PUC-SP. Realizou dois anos do curso de aperfeiçoamento “Clínica psicanalítica: conflito e sintoma” do Instituto Sedes Sapientiae. Também realizou o curso de Acompanhamento Terapêutico do Instituto A Casa. Já trabalhou como acompanhante terapêutica e é psicóloga voluntária do programa “Com Tato”-pertencente ao Instituto Fazendo História- que oferece psicoterapia gratuita para as crianças e adolescentes acolhidos em SAICAS. Experiência em instituições como Projeto Quixote, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e o Centro de Acolhida do Amparo Maternal, serviço de acolhimento para mães e bebês. Durante a graduação participou do programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde). Neste programa, acompanhou o trabalho das equipes multiprofissionais em serviços de atenção à saúde como CAPS-IJ Freguesia do Ó Brasilândia, CER Freguesia do Ó e UBS Jardim Vista Alegre. Seus atendimentos clínicos a crianças, adolescentes e adultos são orientados a partir da abordagem psicanalítica.
Psicanalista
Psicanalista atuante desde 2019, iniciou seus estudos em Psicanálise na Sociedade Brasileira de Psicanálise Integrativa. Participou da Clínica Social atendendo principalmente mulheres em estado de vulnerabilidade na mesma Instituição.
Participa de grupos de estudos da teoria Freudiana e Pesquisa sobre Raça, Classe e Gênero.
Cursos de aperfeiçoamento: O inferno do dever - O discurso do obsessivo; Psicanálise e os Olhares sobre Sexualidade e Gênero.
Atende em consultório particular em São Paulo e online para todo o Brasil e brasileiros que moram no exterior.
Psicóloga
06/165145
Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020).
Foi monitora do Laboratório de Estudos da Violência e Vulnerabilidade Social (LEVV).
Atuou durante dois anos no Instituto de Saúde, colaborando com a realização de pesquisas científicas que têm como objetivo gerar subsídios para o Sistema Único de Saúde (SUS). Co-autora de capítulos de livros, articulando, principalmente, os seguintes temas: saúde coletiva, raça, gênero e classe.
Experiência em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços do SUS voltados ao cuidado em saúde mental.
Pós-graduada pelo programa de Especialização Multiprofissional em Atenção Psicossocial pela Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo SES/SP, no CAPS ITAPEVA.
Atualmente, está vinculada a um Serviço de Acolhimento Integral para crianças e adolescentes, o qual busca garantir proteção destes sujeitos em situação de risco pessoal e social e em situação de abandono. Além disso, também atende na clínica desde 2019, a partir da perspectiva psicanalítica com o público adolescente e adulto.
Psicóloga
06/182343
Psicóloga Histórico Cultural e Psicanálise.
Formada em 2021 pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp campus Bauru). Na clínica minha experiência e prática são principalmente do viés psicanalítico, já atendi crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na psicologia social conheci e me apaixonei pela histórico cultural através da sócio histórica, trabalhei com pessoas em vulnerabilidade social e na saúde pública, pelo serviços de assistência social oferecidos pelo SUS.
Os temas de maiores interesses dos meus estudos são: psicologia decolonial, saúde pública e acolhimento, por meio de uma postura crítica, que permita olhar também as estruturas sociais para além do indivíduo. Ao longo desses dois anos estudei principalmente relações raciais e vulnerabilidades.
Por fim, tive experiência em projetos de redução de danos, garantias de direitos básicos como moradia, acolhimentos as vítimas de violência doméstica, grupo terapêutico com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estudos e práticas no SUS.
Atualmente atende online com foco no público adolescentes e adulto.
Psicólogo
06/161009
Psicólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Saúde Mental pelo SUS (CEFOR). Já realizou formação como acompanhante terapêutico pelo Instituto ATenda e participa de grupos de estudos psicanalíticos. No campo acadêmico, desenvolveu pesquisas e artigos que foram apresentadas no Congresso Psicanálise em Fruição (2018) e no Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (2018). Foi membro do projeto ‘’Gemelar’’, que consiste em uma parceria entre o Instituto Sedes Sapientiae e a Universidade de São Paulo, se propondo a realizar atendimentos e pesquisas voltadas para pessoas que possuem irmãos gêmeos. Além da prática clínica exercida em consultório desde o início de sua formação, também possui experiência em trabalhos institucionais como em Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e Hospitais. Atualmente realiza atendimentos de adultos nas modalidades online e presencial. Adota como perspectiva a psicanálise, ao passo que as experiências vividas na saúde pública e na psicologia social influenciam decisivamente o modo como desempenha o exercício clínico.
Psicóloga
06/159448
Formada em psicologia pela UAM, pesquisadora em saúde desde 2016, pós graduada em Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde, foi redutora de danos pelo grupo Div3rso da UNIFESP - Baixada Santista, trabalhando no acompanhamento de trabalhadoras sexuais do território portuário;
Participou da atenção primária na saúde pública atuando em CAPS e com estratégias de educação permanente dos trabalhadores pela Escola Municipal de Saúde do SUS.
Ampla experiência em orientação parental e acompanhamento de crianças e adolescentes em desenvolvimento atípico, com ênfase nos processos de aprendizagem, adaptação de materiais didáticos e consultoria institucional para DI - diversidade e inclusão.
Militou no movimento estudantil, na luta antimanicomial e sindical, tendo como mote principal a autonomia e bem-estar coletivo dos sujeitos.
Contribui com a construção de uma teoria geral da Psicologia, de acordo com a Psicologia histórico-cultural, atendendo em psicoterapia por essa linha.
Psicóloga
06/191696
Psicóloga formada pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) através do programa Prouni. Durante a formação, fez estágios em psicologia clínica e apoio psicopedagógico para universitários, além de estágios extracurriculares em Psicologia Organizacional e educação infantil. Acredita numa prática psicológica que seja pautada na compreensão de como as questões de classe, raça e gênero afetam a saúde mental.
Participou do curso de extensão Introdução ao Pensamento de Fratz Fanon (FFLCH - USP), do evento de lançamento do livro Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs (CFP) e foi monitora no 5° Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão.
Atende na clínica particular sob a perspectiva da Análise do Comportamento.
Psicóloga
06/148349
Psicóloga graduada pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), com aprimoramento em Avaliação na Clínica Psicodinâmica pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anhanguera e pós-graduanda em Psicologia Analítica pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP).
Durante a graduação fez estágios na clínica social da faculdade.
Em sua trajetória profissional atuou por 9 anos em RH (com Recrutamento e Seleção).
Atualmente atua como psicóloga clínica realizando atendimento particular para adultos.
Psicóloga
06/159782
Psicóloga, realizando pós-graduação em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (FCMSCSP).
Membro do PsiA (Laboratório de Pesquisas e Intervenções em Psicanálise) no Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) desde o início de 2018, desenvolvendo atividades relacionadas a pesquisa científica, grupos de estudo e atendimentos clínicos como psicoterapeuta na clínica escola do IP-USP com discussão em grupos de supervisão.
Pesquisadora em diversos projetos que estudam sexualidade e relações de gênero; feminilidade e psicanálise; promoção de saúde de pessoas com deficiência intelectual; violência obstétrica relacionada à classe social e a vulnerabilidade socioeconômica. Atuando com divulgação científica em congressos nacionais e internacionais.
Experiência em coordenação de grupos em saúde mental em equipamentos do SUS e cuidado e acolhimento de pessoas em intenso sofrimento psíquico em CAPS adulto.
Atendimento clínico em consultório particular a partir de abordagens em psicanálise, sendo psicóloga parceira do Grupo Reinserir.
Psicóloga
06/174691
Psicóloga clínica e social Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021).
Comunicadora Oral no IX Simpósio de Psicologia Política de 2021 com a pesquisa “Movimentos Sociais: A politização dos entregadores por aplicativo”.
Estágio hospitalar pelo INCOR, e também pelo CCA Aziz AB Saber onde trabalhei com crianças e adolescentes lidando com atividades e dinâmicas baseadas nas demandas dos atendidos.
Roda de conversa com trabalhadoras domésticas através da UPM de forma remota em meio a pandemia e atendia mulheres vulnerabilizadas pelo desemprego do momento pandêmico como também suas relações familiares e solitárias devido ao isolamento.
Atendimentos clínicos na abordagem psicanalítica e arteterapeuta.
Psicóloga
06/190603
Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realiza pós-graduação no aprimoramento da DERDIC/PUC-SP: “Psicanálise e Saúde Mental: intervenções institucionais na clínica psicanalítica com crianças”. Fez os cursos de Acompanhamento Terapêutico no Instituto A Casa e, atualmente, realiza o estágio de acompanhamento terapêutico em um Serviço de Residência Terapêutica (SRT). Participa de grupos de estudo/pesquisa sobre Psicanálise e Ciência pelo olhar da teoria freudiana e lacaniana e realiza um curso de formação em psicanálise lacaniana no Instituto Gerar de Psicanálise. Compõe a equipe da Rede SUR: Psicanálise e Intervenção Social, através do qual tem realizado trabalhos como: escuta territorial, coordenação de grupo de crianças e atendimentos na rua para população do território na fila de um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). Realizou cursos como “Psicanálise e a Questão Queer”; “A recepção do perspectivismo ameríndio na área psi”; “Feminismo Decolonial: temas e conceitos centrais” no Espaço Cult; além de grupos de estudos e monitorias em psicanálise lacaniana e psicanálise de grupos.
Psicóloga
CRP 06/159588
Psicóloga graduada pela Anhembi Morumbi, conta com formação de Educadora Social pelo Senac. Na trajetória acadêmica dedicou-se a estudar temas da Psicologia Social, elaborando artigos e atividades acadêmicas sobre os impactos que a criminalização e o estigma relacionados ao uso de substâncias psicoativas tem na constituição de jovens, passando pela construção da infância e juventude no Brasil, a atual política de drogas e judicialização. E sobre questões de gênero e sexualidade no que diz respeito as diversas violações e formação da subjetividade. Participou durante graduação de projetos de pesquisa-extensão que discutiam promoção de saúde mental e práticas de Redução de Danos em ambientes educacionais. Experiência na área da saúde, atuando em serviço psicossocial de referência a prevenção e aos cuidados dos agravos a pessoas que fazem uso de substâncias, o CAPS AD. Experiência na área de Psicologia do Trabalho, atuando em ONG com jovens aprendizes, elaborando atividades para discutir saúde mental e subjetividade no trabalho. Também obtém experiência em orientação profissional, elaborando discussões e reflexões sobre a escolha profissional, considerando os determinantes histórico-sociais, objetivando a construção de uma visão crítica em relação ao mundo do trabalho, da profissão e do próprio processo escolha. Atualmente é Psicóloga Clínica no Grupo Reinserir e atende a partir da abordagem histórico-cultural, acreditando na construção de um espaço seguro de fala, validação e enfrentamento que coopere para a construção da emancipação dos sujeitos.
Psicóloga
06/168285
Formada em Psicologia na PUC-SP, atuou em instituições como Projeto Quixote, ABRAZ, e CEI, com públicos e objetivos diversos. No Projeto Quixote acompanhou crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em oficinas de jogos e brincadeiras, arte, dança, entre outras. Atuou como co-coordenadora de um grupo terapêutico formado por duplas de idosos com Alzheimer e seus cuidadores na ABRAZ, cuja finalidade era aproximar afetivamente as duplas, ao mesmo tempo que buscando estimular cognitivamente os idosos. No CEI Mãe do Salvador, acompanhou crianças de 2 a 3 anos em atividades escolares, como aula de música, arte e recreio. Na área clínica, atende crianças, adolescentes e adultos seguindo a abordagem da Psicologia Analítica. Acredita que nossas raízes e história têm um enorme impacto em quem somos, nas nossas aptidões e dificuldades; e para superar nossas barreiras pessoais devemos, antes de tudo, estar abertos a entender como e porquê foram criadas.
Psicóloga
06/158048
Graduada em Psicologia pela PUC-SP, de abordagem psicanalítica, tem experiência em atendimento à população em situações de vulnerabilidade social na clínica particular e em projetos com instituições parceiras. Dentre eles, o projeto Conectando mulheres - defendendo direitos voltados para atenção à saúde mental de mulheres defensoras de direitos humanos, e um projeto de clínica social na zona sul da capital de São Paulo, no qual integra a equipe como psicóloga voluntária.
Também possui experiência atendendo militantes de diferentes pautas sociais acumulando, assim, alguma experiência na escuta dos adoecimentos provocados pela luta contra as mais diversas desigualdades sociais.
No consultório particular, possui experiência em atendimento às mais diversas demandas, focadas no público adulto e adolescente. Também possui experiência de atendimento e acompanhamento terapêutico em quadros complexos de urgência de cuidados à saúde mental.
Atualmente estuda temas sobre questões de gênero e raça, especialmente a questão da mestiçagem e da sexualidade na cultura brasileira. Procura agregar a prática clínica autores fora do tradicional eixo branco-europeu, somando contribuições afro-brasileiras e indígenas, dentre outras possíveis. É uma das três principais autoras do artigo vencedor do prêmio Marcus Matraga intitulado Escuta Territorial na elaboração de dispositivos clínicos em situações sociais críticas.
Psicóloga
06/179798
Psicóloga Clínica e Organizacional formada pela Universidade Cruzeiro do Sul e Especializada pela PUC-São Paulo. Com ampla experiência em estratégias de diversidade e inclusão para empregabilidade e saúde mental das populações subrepresentadas. Atendimento clinico na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).
Psicólogo
CRP 06/150040
Psicólogo Graduado pela Universidade Anhembi Morumbi. Foi duas vezes bolsista de pesquisa, atuando em Psicologia Social e Psicanálise, elaborando artigos e apresentações em congressos sobre temas como: situações sociais críticas, situação de rua, inclusão social, espaço público, cidade e psicanálise em espaços públicos. Experiência sólida na área da Saúde, onde atuou em duas instituições de saúde mental pública de média/alta complexidade (CAPS II Adulto) com ênfase em trabalho multiprofissional, psicoterapia psicanálitica individual e grupal e oficinas terapêuticas para pacientes com sofrimentos mentais graves e persistentes. Em Psicologia do Trabalho atuou com educadoras infantis numa ONG gestora de um CEI, com ênfase em trabalhos psicossociais e psicoeducativos relacionados à saúde do trabalhador, comunicação e empoderamento. Ainda dentro da área relacionada à saúde mental e trabalho, obteve experiência com Orientação de Carreiras em modalidade grupal, seguindo abordagem clínica psicanálitica, atuando com jovens universitários. Atualmente além de ser Psicólogo Clínico do Grupo Reinserir, oferecendo sessões de psicanálise, participa de grupos de estudo sobre psicanálise lacaniana, grupos de supervisão, cursos e palestras sobre psicopatologia, teoria, escuta e clínica psicanalítica.
Psicóloga
06/167845
Psicóloga formada pela PUCSP e aprimoranda no Instituto Sedes Sapientiae. Foi monitora da disciplina de psicanálise e do curso de pós-graduação “Psicanálise nas Situações Sociais Críticas" oferecido pelo COGEAE. Participa de grupos de estudo sobre teoria freudiana e lacaniana, além de outros autores da psicanálise, bem como estudos sobre questões raciais e sociais. Compõe a equipe da Rede SUR: Psicanálise e Intervenção Social, através da qual tem realizado diversos trabalhos, dentre eles: a criação de um dispositivo de atendimento online durante a pandemia, coordenação de grupos de adultos, de crianças, de funcionárias de um CEI, bem como atendimentos na rua para pessoas que aguardam em uma fila de doação de pão. É uma das três principais autoras do artigo “A Escuta Territorial na Construção de Dispositivos Clínicos em Situações Sociais Críticas”, prestigiado pelo prêmio Marcus Matraga e publicado pela ULAPSI. Conta com experiência em CEIs e CCAs em diferentes localizações da cidade de São Paulo (2019). Foi coordenadora de um grupo com pessoas que sofrem de dor crônica no Hospital das Clínicas (2019) e compôs as equipes de psicologia do PROAD, para dependentes químicos (2020), e do Escritório Modelo da PUC SP, que oferece atendimento jurídico à população (2020).
Psicóloga
06/168478
Psicóloga graduada pela PUC-SP, aprimoranda no Instituto Sedes Sapientiae. Além disso, realizou curso de Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto A Casa.
Desde a graduação, dedica-se ao trabalho com a população que se encontra em vulnerabilidade social. Criou um projeto de pesquisa de iniciação científica intitulado “ Função Materna no contexto da interação mãe-bebê em casos de vulnerabilidade social”. Também atuou como cronista num projeto com interface entre academia e política pública na esfera municipal: atuando na rede de assistência social, numa parceria do CEDEPE com a SMADS e a UNESCO.
Após este trabalho, passou a compor a Rede SUR: Psicanálise e Intervenção Social. Em que atua na coordenação de grupos, e nos atendimentos individuais à comunidade. Durante a pandemia, participou da implementação de um dispositivo clínico de atendimento on-line gratuito para a população que está numa situação social crítica. E atualmente, também realiza o processo de Escuta Territorial na Zona Leste para a ampliação da construção de dispositivos de atendimento clínico gratuito para esse território, que conta com o apoio e o financiamento da Fundação Tide Setubal.
Na área hospitalar, realizou Escuta qualificada para pacientes no setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e no setor da hemodiálise. Ademais, trabalhou em equipamentos de acolhimento institucional, no Centro de Acolhida Amparo Maternal, e num Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). Ao longo de sua trajetória com crianças, também atuou como acompanhante terapêutica na educação infantil.
Em 2020, participou da equipe didática do curso de especialização “Psicanálise nas situações sociais críticas” como monitora das disciplinas de Teoria psicanalítica I: Freud como teórico da sociedade capitalista moderna e Teoria psicanalítica II: Lacan e o inconsciente estruturado como linguagem.
Em 2021, segue como monitora na disciplina “ A construção dos dispositivos clínicos nas situações sociais críticas”.
Orienta seus atendimentos clínicos a crianças, adolescentes e adultos a partir da abordagem psicanalítica.
Psicóloga
06/149296
Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Padre Anchieta.
Teve seu Trabalho de Conclusão de Curso, voltado à psicologia e religião, onde almeja manter seus estudos e aprimoramentos.
Possui experiência desde a faculdade, com atendimento clínico à adultos; grupos sociais e psicoeducacionais com crianças e adolescentes.
Participou do CAIS Jundiaí (Centro de Acolhimento e Inclusão Social da População TT), prestando atendimentos individuais e em grupo à população LGBTQIAP+ e negra.
Voluntária no “Projeto SAP - Serviço de Apoio Psicopedagógico” no Centro Universitário Padre Anchieta, realizando atendimentos emergenciais de modo on-line, além de Plantão Psicológico.
Atualmente, realiza atendimentos clínicos, através da abordagem psicodinâmica, sendo seu público majoritariamente mulheres em relacionamentos abusivos e conflitos sociais.
Psicóloga parceira do Grupo Reinserir.
Psicólogo
06/171666
Psicólogo graduado pela Universidade Anhembi Morumbi. Durante a graduação participou de projetos de extensão em Redução de Danos em contextos educacionais e em práticas psicológicas em Emergências e Desastres.
Na área da saúde, possui experiência atuando no CAPS AD, serviço psicossocial de referência para prevenção e cuidado de pessoas que fazem uso de substâncias.
Na área psicossocial, possui experiência na elaboração e realização de projetos socioeducativos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Na área clínica, possui experiência em atendimento individual de adultos.
Na área organizacional, possui experiência na elaboração e realização de projetos voltados para a saúde do trabalhador.
Atendimento Clínico a partir da abordagem da Análise do Comportamento.
Psicóloga
06/161491
Psicóloga graduada pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Realiza aprimoramento em Psicologia Sócio Histórica no Instituto de Psicologia Sócio Histórica (IPSH). É colunista na revista digital ONERB e possui um projeto de grupo terapêutico em andamento.
Iniciou seus estudos sobre subjetividade negra e sofrimento pelo racismo estrutural ao final da sua formação, através de congressos de Psicologia e aproximação com a Associação Nacional de Psicólogos Negros (ANPSINEP). Continua se aprofundando nesses conhecimentos através da Psicologia Preta.
As áreas de interesse e atuação transitam em demandas voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, negros e negras, lgbts e mulheres.
Realiza atendimento clínico em consultório particular com adolescentes e adultos na perspectiva da Psicologia Sócio Histórica.
Psicóloga
06/184122
Formada pela Universidade Cruzeiro do Sul e cursando especialização em Psicologia Clínica pela PUC-RS.
Durante a graduação estagiou no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Brás com pessoas em situação de rua, no Centro de Acolhida Especial (CAE) Nova Esperança atuando com crianças em vulnerabilidade, no Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III) da Vila Matilde, e no time de esporte adaptado Ronins.
Atualmente atua nas áreas clínica e organizacional com foco em desenvolvimento humano.
Psicólogo
06/168552
Psicólogo graduado na PUC-SP, aonde chegou a compor o Grupo de Pesquisa sobre Controle Aversivo (com apresentação de pôster na ABPMC 2015), e as monitorias de Psicopatologia I e Psicanálise III.
Já graduado, iniciou sua formação de analista no Instituto Sedes Sapientiae com o curso de extensão “Sobre a Contratransferência: o analista implicado”, além de compor a monitoria de duas disciplinas do curso de especialização “Psicanálise nas situações sociais críticas” do COGEAE
Durante a graduação teve experiências principalmente em CCAs e em CEI, coordenando grupos operativos; além de uma trajetória na área de Rh (ênfase em Recrutamento e Seleção).
Atua desde 2019 no coletivo Rede Sur: Psicanálise e Intervenção Social, no qual desenvolveu, em equipe, um serviço de atendimentos psicológicos online gratuito, e elaborou uma série de dispositivos clínicos no Centro Assistencial Cruz de Malta (região do Jabaquara) tais como: grupos operativos de trabalho, psicoterapia infantil e escuta psicológica na rua. Tal experiência foi reconhecida com o prêmio Marcus Matraga da Ulapsi de 2021.
Trabalha também no Projeto Reinserir como psicoterapeuta clínico de jovens e adultos, a partir de uma orientação psicanalítica.
Psicóloga
06/161713
Psicóloga clínica sob orientação psicanalítica há dois anos, trabalho com foco a população LGBTQIA+, mulheres e homens pretxs, pois, foi um caminho natural que minha clínica foi encontrando e hoje busco estudos a fim de ampliar minha escuta e torná-la cada vez mais acolhedora. Formada pela Universidade Nove de Julho, na universidade, além da prática clínica, desenvolveu trabalhos com grupos em extrema vulnerabilidade, como a população de rua em Centros de Acolhida. Durante a quarentena até o início desse ano, foi voluntária na ONG ACOLHE LGBT+ que oferecia atendimento psicológico à pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade e participou de grupos de estudos como: Psicanálise e População LGBTTQIAP+ e Construções e Construções clínicas e relações étnico-raciais. Há um ano iniciou curso de formação em Psicanálise na Escola Estrutural de Psicanálise e atualmente trabalha com diversas demandas como ansiedade, depressão, transtornos alimentares, sempre visando proporcionar uma escuta ampliada, ou seja, levando em consideração não somente o diagnóstico, mas sim, o contexto, a história de vida e tudo mais que possa nos atravessar enquanto como pessoas.
Psicóloga
06/158986
Psicóloga graduada pelo Centro Universitário Padre Anchieta.
Durante a graduação atuou com atendimentos clínicos à adultos; realização de projetos na área psicossocial com crianças e adolescentes; autoregulação da aprendizagem com alunos ingressantes no ensino superior.
Voluntária no “Projeto SAP - Serviço de Apoio Psicopedagógico” no Centro Universitário Padre Anchieta, realizando atendimentos emergenciais e on-line, além de Plantão Psicológico.
Realização de atendimentos individuais e em grupo de travestis e transexuais através do CAIS Jundiaí (Centro de Acolhimento e Inclusão Social da População TT).
Tem seus estudos voltados para as áreas de sexualidade, gênero e raça.
Atualmente, realiza atendimentos clínicos particulares, através da abordagem Psicodinâmica, atendendo majoritariamente a população LGBTQIA+.
Psicóloga parceira do Grupo Reinserir.
Atendimento e Gerente de Mídias Sociais
Graduada pela Universidade Paulista (Unip), pós- graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializada em Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Experiência na área de Mídias Sociais, sendo responsável pelo planejamento, gerenciamento, monitoramento (SAC 2.0), criação de imagens com templates prontos e divulgação de conteúdos relevantes relacionados aos serviços/produtos nas redes sociais dos clientes.
Atualmente, é responsável pelas mídias e atendimento do Grupo Reinserir.
Consultoria Empresarial e Tributária
Profissional graduanda em Ciências Contábeis, atuante na área fiscal há mais de 15 anos com expertise em toda a rotina fiscal e análises criteriosas das legislações, reduzindo custos e gerando informações úteis para a gestão empresarial.
Sócia da S&A Consultoria Empresarial
Sociólogo e Gerente Administrativo
Graduado em Sociologia e Política pela FESPSP [2018]
Formação em Técnico Ótico pela universidade Braz Cubas, com especialização em Optometria pelo Instituto Essilor.
Hoje atua no Administrativo do Grupo Reinserir, sendo responsável pelos trâmites internos e textos de cunho político e social.
Aqui no Reinserir, entendemos que existem diversas formas do sujeito se expressar, seja através da fala, da escrita, das brincadeiras, das colagens, entre outros. Sabendo disso, a estrutura é adaptada para acolher todas essas possibilidades. Em todas as nossas salas de atendimento, além de poltronas e divã confortáveis, existem lousas e giz para que tods possam se expressar, organizar pensamentos e até mesmo a sua rotina, finanças, etc junto ao profissional referência.
Muits pacientes da clínica se sentem à vontade para projetar na lousa poesias e desenhos de autoria própria, reflexões de artigos com temáticas abordadas em sessão e eventualmente projeções futuras. Além das lousas, por ser uma clínica que atende crianças e adolescentes o espaço dispõe de diversos brinquedos e jogos, leituras de acordo com a faixa etária e notebooks para exibição de vídeos e filmes. Em uma de nossas salas, que foi apelidada carinhosamente por alguns pacientes como “a sala escritório”, encontra-se testes psicológicos (manuseados apenas por profissionais da Psicologia), revistas e jornais que também contribuem de forma significativa nesse processo de se expressar e transformar.
O espaço é bem colorido (assim como o nosso logo), a nossa recepção conta com cadeiras de praia e puffs, plantas, quadros temáticos e um mural informativo onde é possível encontrar materiais sobre métodos de prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), onde e como fazer os testes e também dispomos de preservativos, internos e externos pra garantir que tods possam se proteger! A clínica também dispõe de um banheiro exclusivo para pacientes/clientes, onde deixamos produtos de higiene pessoal acessíveis para uso.
Na parte interna, entre corredor e salas de atendimento, existe um bebedouro. Possuímos algumas práticas sustentáveis, como o uso de caixotes e artesanatos na decoração e formulários para preenchimento online, desta forma, pedimos sempre para que pacientes/clientes levem suas próprias garrafinhas, mas se não for viável, sem problemas! Possuímos copos biodegradáveis. É possível encontrar em todos os cantos da clínica objetos de decoração geek, afro e que representam a diversidade, sempre pensando em garantir um ambiente seguro e acolhedor para quem frequenta.